quinta-feira, 24 de março de 2011

DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS

Nesta atividade voçê vai pesquisar na internet a respeito das doenças causadas por bactérias. Em seguida, escolha uma delas e faça um breve resumo indicando: Agente causador da doença, transmissão, sintomas, e tratamento da doença.
Lembramos que esta atividade será avaliada. Portanto nao deixe de fazer seu trabalho no item comentários situado logo abaixo.
                                 Um abraço,  Giselle

48 comentários:

  1. Acne

    A acne é uma doença da pele que atinge aproximadamente 80% dos adolescentes nesta época da vida, afetando unidades formadas por pelos e glândulas sebáceas: os folículos pilossebáceos.

    E a proliferação de bactérias, como a Propionybacterium acnes e a Staphylococcus epidermides, causando inflamações; são as principais causas desta doença, propiciadas geralmente por fatores hormonais, emocionais e genéticos.


    Acnes de primeiro grau são aquelas nas quais o paciente apresenta cravos; já as de segundo, cravos e espinhas inflamadas e com pus. Acne de terceiro grau se manifesta com espinhas internas; as de quarto, com cravos e espinhas unidos entre si, formando canais; e, finalmente, as de quinto, surgem repentinamente, acompanhadas de febre, leucocitose, dores nas articulações, dentre outros sintomas. Face, peito e costas são as principais regiões acometidas.

    Alimentos ricos em vitamina B5 podem ser fortes aliados contra a acne, já que controlam a atividade das glândulas sebáceas e aceleram a cicatrização da pele.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Leptospirose: É uma doença causada pela LEPTOSPIRA INTERROGANS , é transmitida pela água , alimentos e objetos contaminados por urinas de ratos , cães e outros animais portadores da bactéria. Seus sintomas são : febre alta , calafrios , dores de cabeça e dores musculares e articulares . Quando obtida a doença é necessário atendimento médico para evitar complicações renais e hepáticas , onde muitas das vezes é tratado com o uso de antibióticos . A doença em muitos casos pode ser fatal .

    ResponderExcluir
  4. cistite é uma das varias doenças causadas por bacterias,seu agente causador é aescherichia coli,as mulheres são as principais vitimas em decorrencia de suas caracteristicas anatomicas femininas ,pois o canal urinario é mais curto. no homem é causada pelo atrito do penis no ato sexual.sintomas são''vontade constante de urinar,ardencia,dores na bexiga,costas,baixo-ventre,mau cheiro,sangue na urina e febre.o diagnostico éfeito pelo exame de uroculturacom antibiograma,otratamento éfeito por antibioticos,para evitar algumas medidas podem ser tomadas como beber muita agua,urinar muito,intensificar cuidados com higiene intima e não usar roupas sujas

    ResponderExcluir
  5. CÁRIES
    Agentes causadores:A cárie dentária é causada pela ação de um ácido (que provem da decomposição da comida e bebida produzida pela ação das bactérias que habitam na boca), que provoca a erosão do esmalte e sua posterior corrosão. A principal bactéria responsável pela cárie é a Streptococcus mutans.

    Transmissão:Outros fatores que desencadeiam a cárie dentária são a deficiente higiene bucal, a freqüente ingestão de alimentos açucarados, etc.

    Sintomas:Os principais sintomas da cárie são dor aguda, inflamação, aumento da sensibilidade perante as comidas ou bebidas frias ou quentes, mau hálito e perda do dente.

    Tratamento da doença:O tratamento é realizado pelo dentista e consiste em observar os dentes, tirar uma radiografia (para ter uma visão geral da situação do dente) e, finalmente, realizar a restauração do dente. Ou seja, o material decomposto deve ser retirado com a ajuda de uma broca especial e colocar um material que serve de base para o recheio que será colocado em seguida. A substância utilizada na maioria dos casos para rechear o dente é o amalgama de prata e outros metais.

    ResponderExcluir
  6. tracoma é uma inflamação da conjuntiva e da córnea que pode levar á cegueira.A doença é causada pela bactéria chamydia trachomatis,de estrutura muito simples,semelhante a um vírus,e a tramissão se dá por contato com objetos contaminados.A profilaxia inclui uma boa higiene pessoal e o tratamento é feito com sulfas e antibióticos. A tramissão da doença ocorre de forma direta de olho para olho,ou de forma não indireta atrvés de objetos contaminados.

    ResponderExcluir
  7. Sífilis

    - É provocada pela bactéria Treponema pallidium, que também é transmitida pelo contato sexual. Um sinal característico da doença é o aparecimento, próximo aos órgãos sexuais, de uma ferida de bordas endurecidas, indolor, o "cancro duro", que regride mesmo sem tratamento.

    Entretanto, essa regressão não significa que o indivíduo esteja curado, sendo absolutamente necessários diagnósticos e tratamento médicos, pois a doença tem sérias conseqüências, atacando diversos órgãos do corpo, inclusive o sistema nervoso.

    ResponderExcluir
  8. Escarlatina

    A escarlatina é uma doença infecciosa causada pelo estreptococo beta hemolítico do grupo A (Streptococcus pyogenes), que atinge principalmente as crianças, em sua maioria meninos, não sendo, no entanto uma doença perigosa atualmente, pois a bactéria é sensível à penicilina, entre outros antibióticos. A escarlatina é quase sempre uma complicação da amigdalite/faringite estreptocócica, aparecendo cerca de 2 dias após o início dos sintomas desta.

    As pessoas infectadas pela bactéria, têm febre e dores na garganta (odinofagia), o que dificulta a ingestão de alimentos. A pele sofre alterações visíveis, como descamação e vermelhidão.

    Caracteriza-se por eritemas (vermelhidão cutânea) - que se espalham a partir do peito, deixando as palmas das mãos e pés, e a região em redor da boca inalteradas. A língua inicialmente é amarela devido à inflamação, mas depois descama e torna-se vermelho-viva, com aparência de um morango.Em alguns casos a língua fica com bolhas pequenas.

    A sua transmissão acontece através da saliva, por via nasal, tosse, espirros e respiração ou ainda através do contacto com vestuário e objectos contaminados.

    O tratamento é através da administração de antibióticos, constituindo a penicilina, ainda hoje, o fármaco de primeira linha, dada a ausência de resistência documentada

    Não sendo devidamente tratada, poderão ocorrer hemorragias no estômago, baço e intestino. Além da possibilidade de ocorrer convulsões, inflamação nos rins, infecção nos tímpanos, dores fortes nas articulações e problemas cardiovasculares.

    Não se deve ter mais de 4 vezes consecutivas (de ano a ano ou em períodos pequenos)

    ResponderExcluir
  9. Acne



    A acne é uma doença da pele que atinge aproximadamente 80% dos adolescentes nesta época da vida, afetando unidades formadas por pelos e glândulas sebáceas: os folículos pilossebáceos.

    O excesso de produção de queratina na pele, causando a obstrução do orifício folicular; hiperatividade das glândulas sebáceas, produzindo sebo em excesso; e a proliferação de bactérias, como a Propionybacterium acnes e a Staphylococcus epidermides, causando inflamações; são as principais causas desta doença, propiciadas geralmente por fatores hormonais, emocionais e genéticos.

    Acnes de primeiro grau são aquelas nas quais o paciente apresenta cravos; já as de segundo, cravos e espinhas inflamadas e com pus. Acne de terceiro grau se manifesta com espinhas internas; as de quarto, com cravos e espinhas unidos entre si, formando canais; e, finalmente, as de quinto, surgem repentinamente, acompanhadas de febre, leucocitose, dores nas articulações, dentre outros sintomas. Face, peito e costas são as principais regiões acometidas.
    Para tal, é imprescindível uma consulta médica, já que para cada caso – e paciente – é indicado um tipo de procedimento. Mudanças na alimentação, uso de pílulas anticoncepcionais para controlar a dosagem hormonal, e alguns fármacos, como a isotretinoína, são alguns exemplos. Recentemente descobriu-se que a toxina botulínica também é capaz de solucionar este problema, sendo um procedimento bastante delicado.

    ResponderExcluir
  10. O antraz, também chamado de carbúnculo, é uma doença bacteriana causada pela bactéria Bacillus anthracis. Típica de regiões agrícolas da Ásia, África e América Latina, a transmissão da doença se dá quando esporos da bactéria penetram algum ferimento cutâneo, ou quando os mesmos são inalados ou ingeridos. Esses esporos costumam ser encontrados no solo e também em animais herbívoros acometidos pela doença e suas carcaças. Não há transmissão de forma direta, de pessoa acometida para indivíduo saudável; e também não existem registros de casos dessa doença, em humanos, aqui no Brasil.

    Na pele, que corresponde a 95% dos casos, a doença se manifesta como uma infecção com pus, semelhante ao furúnculo, formando posteriormente uma mancha-negra. No caso de inalação, provoca pneumonia, febre alta e dificuldades respiratórias, e geralmente é fatal. Já quando o que ocorre é a ingestão desses esporos, o paciente apresenta diarreia severa, acompanhada de náuseas, febre e vômitos com sangue, e sua taxa de óbito varia de 20% a 60% dos casos.

    Considerando esses aspectos, a melhor forma de prevenir a doença é evitar contato com animais que possam estar doentes (e suas carcaças), somente ingerir carne bem passada, e cuidar dos ferimentos da pele, usando curativos. Existe, também, uma vacina contra essa bactéria, mas ela é utilizada somente pelo exército norte-americano, em razão dos seus efeitos colaterais e necessidade de se receber novas doses frequentemente, durante um ano e meio.

    Seu diagnóstico é feito por meio de exames de sangue, ou análise de secreções respiratórias ou da pele, de acordo com os sintomas que a pessoa apresenta. O tratamento é feito com o uso de antibióticos, prescritos pelo médico. Quanto mais cedo for tratada, menores as chances de haver complicações e óbito.

    ResponderExcluir
  11. Cólera

    Agente causador da doença:Vibrio cholerae

    transmissão : É transmitida pela ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água-doce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença, sem o devido tratamento. Mãos que tiveram contato com a bactéria ou mesmo moscas e baratas podem provocar a infecção por este patógeno. Esses últimos podem funcionar como vetores mecânicos, transportando o vibrião para a água e para os alimentos.

    sintomas: diarreias agudas de aspecto semelhante à água de arroz, vômitos e, em casos mais acentuados, câimbras, perda de peso intensa e olhos turvos.

    tratamento da doença:O diagnóstico consiste no isolamento e identificação do vibrião nas fezes do paciente. Para tratamento, a reidratação é essencial e é, na maioria dos casos, o único método necessário. Entretanto, a visita ao médico é indispensável, já que só ele será capaz de analisar o caso e, caso seja necessário, prescrever antibióticos. Medicamentos antidiarreicos não são indicados, já que facilitam a multiplicação da bactéria por diminuírem o peristaltismo intestinal.

    ResponderExcluir
  12. Febre maculosa


    A febre maculosa foi reconhecida pela primeira vez em 1896 no vale do rio Snake, nos Estados Unidos. É uma infecção aguda causada por uma bactéria denominada Ricketsia prowazkii, sendo o homem infectado após a picada de carrapato que possua a bactéria em suas glândulas salivares. O carrapato transmissor principal é o hematófago da espécie Amblyomma cajennense, conhecido como carrapato-estrela, micuim, carrapato-de-cavalo, carrapato-rodoleiro ou picaço e é encontrado em bois, cavalos, cães, ratos e capivara, principal reservatório.
    Os sintomas incluem febre, dores nos músculos, cefaleias, calafrios, desânimo, erupções cutâneas, congestão das conjuntivas, petéquias, hemorragias, podendo ocorrer necrose no local de extravasamento de sangue. Agitação psicomotora, tosse, queda da pressão sanguínea, náuseas, vômito, falta de apetite e diarreia também podem ocorrer.
    O tratamento é efetuado com antibióticos e deve ser rápido, pois a febre maculosa pode atacar o sistema nervoso central, comprometer órgãos como rins e pulmões, ocasionar a paralisia parcial das pernas e gangrena, levando a óbito.
    Para prevenir-se é necessário verificar sempre o corpo a fim de retirar os carrapatos, evitando contrair a doença, pois é necessário pelo menos 4 horas para o carrapato iniciar a transmissão.

    ResponderExcluir
  13. Tracoma

    - É uma inflamação da conjuntiva e da córnea que pode levar à cegueira. A doença é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, de estrutura muito simples, semelhante a um vírus, e a transmissão se dá por contato com objetos contaminados. A profilaxia inclui uma boa higiene pessoal e o tratamento é feito com sulfas e antibióticos.

    ResponderExcluir
  14. Bronquite

    Bactérias como a Mycoplasma pneumoniae, Bordetella pertusis e Chlamydia pneumoniae podem causar a bronquite infecciosa aguda.

    Manifesta-se, muitas vezes, após um resfriado ou gripe: momento em que os pulmões já se apresentam irritados e a imunidade está baixa.

    Aumento das secreções nasais e tosse seca a caracterizam. Essa tosse, com o passar do tempo, passa a eliminar muco e dores no peito e/ou costelas podem surgir.

    Para tratamento é feito o uso de fármacos, a fim de aliviar os sintomas e combater o patógeno - em caso de infecções. A ingestão de líquidos e evitar o agente causador são também necessários.

    ResponderExcluir
  15. TUBERCULOSE

    A tuberculose se dissemina através de aerossóis no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram, falam ou cantam. Contactos próximos (pessoas que tem contato freqüente) têm alto risco de se infectarem. A transmissão ocorre somente a partir de pessoas com tuberculose infecciosa activa (e não de quem tem a doença latente).
    A probabilidade da transmissão depende do grau de infecção da pessoa com tuberculose e da quantidade expelida, forma e duração da exposição ao bacilo, e a virulência.

    A infecção pelo M. tuberculosis se inicia quando o bacilo atinge os alvéolos pulmonares e pode se espalhar para os nódulos linfáticos e daí, através da corrente sanguínea para tecidos mais distantes onde a doença pode se desenvolver: a parte superior dos pulmões, os rins, o cérebro e os ossos.

    Uma avaliação médica completa para a tuberculose inclui um histórico médico, um exame físico, a baciloscopia, o teste subcutâneo de Mantoux, uma radiografia do tórax e culturas microbiológicas.

    Pessoas com infecção de TuBerculose (classes 2 ou 4), mas que não têm a doença (como nas classes 3 ou 5), não espalham a infecção para outras pessoas. A infecção por Tuberculose numa pessoa que não tem a doença não é considerada um caso de Tuberculose e normalmente é relatada como uma infecção latente de Tuberculose. Esta distinção é importante porque as opções de tratamento são diferentes para quem tem a infecção latente e para quem tem a doença ativa.

    ResponderExcluir
  16. COQUELUCHE
    AGENTE CAUSADOR:também chamada de pertússis, tosse comprida ou tosse convulsa, é uma doença altamente contagiosa, que tem como agente etiológico a bactéria Bordetella pertussis. Essa bactéria é um pequeno cocobacilo, gram-negativo, imóvel e estritamente aeróbio.

    TRANSMISSÃO: Sua transmissão se dá através de perdigotos eliminados por indivíduos doentes. As bactérias aderem ao epitélio ciliado dos brônquios, permanecendo no lúmen, sem invadirem as células. Também pode ocorrer transmissão por fômites recentemente contaminados com secreções de doentes.

    SINTOMAS: os sintomas são inespecíficos.

    TRATAMENTO DA DOENÇA: O tratamento deve ser feito com orientação médica e consiste, basicamente, no uso de antibióticos como macrolídeos, sendo que é mais eficaz na fase catarral. Na fase paroxística há pouco a ser feito.

    ResponderExcluir
  17. Cólera:
    A doença é causada pela bactéria Vibrio cholerae (vibrião colérico), que se instala e se multiplica na parede do intestino delgado, produzindo substâncias tóxicas e provocando uma forte diarréia.
    A doença é contraída através da ingestão de água ou alimentos contaminados, crus ou mal cozidos.

    o doente apresenta muita sede, cãibras, olhos encovados e pele seca, azulada e enrugada.Ocorrem também cólicas abdominais, dores no corpo, náuseas e vômitos.

    Embora haja vacinas contra o cólera, sua eficácia é apenas parcial (em geral, cerca de 50%) e dura poucos meses. Por isso, a doença somente pode ser erradicada através de medidas de higiene e saneamento básico.

    ResponderExcluir
  18. **CANCRO MOLE.. Cancro mole é uma doença sexualmente transmissível que consiste em feridas contagiosas irregulares, avermelhadas, com base mole e fundo purulento. Geralmente são múltiplas, devido à capacidade de autoinoculação. Podem ocorrer, principalmente, nos órgãos sexuais, mas lábios, boca, língua e garganta também podem ser afetados.

    Esta doença surge como pequenas feridas com pus. Estas se tornam úmidas, maiores, mais profundas e dolorosas com o passar do tempo. Podem aparecer outras ao redor e aproximadamente duas semanas após a manifestação, íngua na região da virilha, conferindo dor e desconforto.

    Conhecida também como cavalo, cancroide ou cancro venéreo, este mal - que ocorre mais frequentemente em indivíduos do sexo masculino - é causado pela bactéria gram-negativa Haemophilus ducreyi. Com período de incubação de aproximadamente 5 dias, pode ser completamente curada, caso seja feito tratamento adequado.

    O uso de antibióticos, prescritos e utilizados da forma correta, é essencial na maioria dos casos. Recomenda-se ainda, como forma terapêutica, o acompanhamento médico até a involução total dos ferimentos e abstinência sexual total e tratamento dos parceiros sexuais, mesmo que estes não apresentem os sintomas, visto que há casos de portadores assintomáticos, principalmente em indivíduos de sexo feminino.

    Como no caso da maioria das DST’s, o uso de camisinha e a higienização genital antes e após o relacionamento sexual são importantes para preveni-la.

    ResponderExcluir
  19. Difteria

    - Doença muitas vezes fatal causada pelo bacilo diftérico, que ataca principalmente crianças. Produz dor de garganta, febre e fraqueza. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica está associada à antitetânica e à antipertussis (contra coqueluche) na forma de vacina tríplice.

    ResponderExcluir
  20. Coqueluche

    - Doença que ataca crianças, produzindo uma tosse seca característica, causada pela bactéria Bordetela pertussis. O tratamento consiste em repouso, boa alimentação e, se o médico achar necessário, antibióticos e sedativos para tosse.

    ResponderExcluir
  21. Febre da Mordedura de Rato:

    Ratos podem causar em nossa espécie a febre da mordedura do rato: doença rara e fatal. Apesar do nome, o indivíduo pode também ser infectado ao ingerir alimentos que tiveram contato com a saliva do animal; ou quando colocam à boca mãos ou objetos contaminados com suas fezes ou urina.

    Quando o sujeito, por exemplo, ingere leite contendo Streptobacillus moniliformis e apresenta sintomas, dizemos que são decorrentes da febre de Haverhill. Quando se trata de mordedura, chamamos de estreptobacilose. Essa última se caracteriza pela manifestação de febre, vômitos e dores musculares e articulares e, após poucos dias, erupções cutâneas nas mãos e nos pés.
    Caso não seja tratado, o indivíduo pode desenvolver complicações, tais como endocardite, pneumonia, pericardia e infartos.


    Já a espiroqueta Spirillum minus é capaz de desenvolver uma variedade dessa doença denominada sodoku, quando se é mordido por este roedor. Neste caso, após a cicatrização do local, a inflamação reaparece, aproximadamente dez dias depois, acompanhada de febre, mal-estar, dor e aparecimento de ínguas. Esses sintomas podem cessar por poucos dias e reaparecer novamente, caso o tratamento não seja feito.

    Em caso de mordedura, a ferida deve ser lavada com água e sabão, sendo imprescindível o atendimento médico. O profissional poderá analisar a necessidade de o paciente ser vacinado contra raiva e tétano.

    Para diagnóstico, a análise de amostras de sangue é necessária, a fim de identificar as bactérias no material ou utilizá-lo para cultivo em culturas.

    Para tratamento, a penicilina é indicada; entretanto, em casos de alergia, essa pode ser substituída por eritromicina, no caso de febre causada pela Streptobacillus moniliformis, ou tetraciclina para a sodoku.

    ResponderExcluir
  22. ' ERISIPELA '

    Erisipela é uma infecção de pele causada, na maior parte das vezes, pela bactéria Streptococcus pyogenes grupo A, podendo ser causada também por outros streptotcoccus ou por estafilococcus.É adquirida quase sempre pelas frieiras, porém provocada também por qualquer ferimento. Pessoas de qualquer idade podem ser acometidas, entretanto é mais comum em diabéticos e obesos.

    *Sintomas

    Os sintomas são mal-estar, desânimo, dor de cabeça, náusea e vômitos acompanhados de febre alta e aparecimento de manchas vermelhas, bolhas pequenas ou grandes nas pernas, face, tronco ou braços.A localização mais freqüente é nos membros inferiores, na região acima dos tornozelos, mas pode ocorrer em outras regiões como face e tronco. No início, a pele se apresenta lisa, brilhosa, vermelha e quente. Com a progressão da infecção, o inchaço aumenta, surgem as bolhas de conteúdo amarelado ou achocolatado e, por fim, a necrose da pele. É comum o paciente queixar-se de “íngua” (aumento dos gânglios linfáticos na virilha).

    *Tratamento

    O tratamento consta de várias medidas realizadas ao mesmo tempo e só deve ser administrado pelo médico:
    1 – Uso de antibióticos específicos para eliminar a bactéria causadora.
    2 – Redução do inchaço, fazendo repouso absoluto com as pernas elevadas, principalmente na fase inicial. Pode ser necessário o enfaixamento da perna para diminuir o edema mais rapidamente.
    3 – Fechamento da porta de entrada da bactéria, tratando as lesões de pele e as frieiras.
    4 – Limpeza adequada da pele, eliminando o ambiente adequado para o crescimento das bactérias.
    4 – Uso de medicação de apoio, como antiinflamatórios, antifebris, analgésicos e outras que atuam na circulação linfática e venosa.

    *Prevenção

    As crises repetidas de erisipela podem ser evitadas através de cuidados higiênicos locais, mantendo os espaços entre os dedos sempre bem limpos e secos, tratando adequadamente as frieiras, evitando e tratando os ferimentos das pernas e tentando manter as pernas desinchadas.
    Deve-se evitar engordar, bem como permanecer muito tempo parado, em pé ou sentado

    IMAGEM
    http://2.bp.blogspot.com/-j1mLRhAlIj8/TXjz60c4wsI/AAAAAAAAAKE/9_yOeLAgQlg/s320/erisipela_477288982.jpg

    Fonte:

    http://www.brasilescola.com
    http://www.erisipela.com.br/

    ResponderExcluir
  23. A difteria, também denominada crupe, é uma doença infectocontagiosa caracterizada pela presença de uma pseudomembrana cinza-esbranquiçada no local da infecção. Provocada pelo bacilo Corynebacterium diphtheriae, alguns de seus sintomas surgem em razão da liberação das toxinas que este produz.Febre baixa, taquicardia e, em alguns casos, chiados e tosses ao respirar são os sintomas desta doença.
    Gotículas de saliva liberadas no ar, contato cutâneo com a infecção ou com objetos contaminados pelas secreções de portador permitem a contaminação de outros indivíduos. Logo, para prevenção é necessário evitar tais condições. O período de incubação é de aproximadamente cinco dias, sendo que as pessoas acometidas podem transmitir a difteria por cerca de duas semanas após o início das manifestações.

    Atualmente, vê-se que apenas pessoas que não tomaram a vacina ou que não a recebeu de forma correta é que são acometidas por esta doença. Indivíduos de ambos os sexos e todas as idades, nestas condições, podem estar suscetíveis, embora casos envolvendo crianças sejam mais frequentes.Repouso, antibióticos e aplicação de soro antidiftérico são requeridos para tratamento. Pode ser necessária a aspiração das vias aéreas, de forma cuidadosa.

    ResponderExcluir
  24. Tétano

    - É produzido pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani), que pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém nascido quando este é cortado por instrumentos não esterilizados. É uma doença perigosa, que pode levar o indivíduo à morte, sendo por isso obrigatória a vacinação. Cuidados médicos em casos de ferimentos profundos são essenciais. Pode ser necessária a aplicação do soro antitetânico.

    ResponderExcluir
  25. Tétano

    Agente causador da doença :
    Neurotoxina tetanospasmina que é produzida pela bactéria anaeróbica Clostridium tetani.

    Transmissão :
    A bactéria é encontrada no solo, em fezes de animais ou humanas que se depositam na areia, ou na terra sob uma forma resistente (esporos). A infecção se dá pela entrada de esporos por qualquer tipo de ferimento na pele contaminado com areia ou terra.Ferimentos com objetos contaminados normalmente representam um risco grande de desenvolvimento da doença, se a pessoa não tiver sido vacinada.
    Quando alguém se fere profundamente e não faz a higiene necessária, os médicos solicitam a aplicação do soro antitetânico, para que o tétano não se desenvolva. Esse cuidado é muito importante, porque a toxina tetânica tem afinidade pelo sistema nervoso e pode levar a pessoa a morte.

    Sintomas:
    Rigidez da mandíbula,agitação,dificuldade de deglutição,irritabilidade,dor de cabeça,febre,dor de garganta,calafrios, rigidez do pescoço e nos membros superiores e inferiores.
    Esses sintomas começam a se manifestar entre 5 a 10 dias após a infecção pela bactéria, mas eles podem ocorrer até 2 dias após, assim como até 50 dias após.

    Tratamento da doença:
    O tratamento do paciente infectado com tétano é feito através da administração de antibióticos para impedir a produção de mais toxinas e a remoção cirúrgica do tecido lesado. Medicamentos para sedar, controlar as convulsões e relaxar os músculos, controlar a pressão arterial e a frequência cardíaca também fazem parte do tratamento hospitalar.
    Dependendo da gravidade da infecção pode ser preciso ventilação mecânica para ajudar o paciente a respirar. A alimentação é feita por via intravenosa ou de uma sonda através do nariz até o estômago. Muitas vezes é necessário introduzir uma sonda retal para remover o bolo fecal do organismo.

    ResponderExcluir
  26. A febre maculosa foi reconhecida pela primeira vez em 1896 no vale do rio Snake, nos Estados Unidos. É uma infecção aguda causada por uma bactéria denominada Ricketsia prowazkii, sendo o homem infectado após a picada de carrapato que possua a bactéria em suas glândulas salivares. O carrapato transmissor principal é o hematófago da espécie Amblyomma cajennense, conhecido como carrapato-estrela, micuim, carrapato-de-cavalo, carrapato-rodoleiro ou picaço e é encontrado em bois, cavalos, cães, ratos e capivara, principal reservatório.
    A doença é transmitida para homens e animais, sendo por isso uma zoonose.Os sintomas incluem febre, dores nos músculos, cefaleias, calafrios, desânimo, erupções cutâneas, congestão das conjuntivas, petéquias, hemorragias, podendo ocorrer necrose no local de extravasamento de sangue. Agitação psicomotora, tosse, queda da pressão sanguínea, náuseas, vômito, falta de apetite e diarreia também podem ocorrer.
    O tratamento é efetuado com antibióticos e deve ser rápido, pois a febre maculosa pode atacar o sistema nervoso central, comprometer órgãos como rins e pulmões, ocasionar a paralisia parcial das pernas e gangrena, levando a óbito.

    ResponderExcluir
  27. Erisipela: É uma infecção de pele causada, na maior parte das vezes, pela bactéria Streptococcus pyogenes grupo A, podendo ser causada também por outros streptotcoccus ou por estafilococcus. Processo infeccioso que pode atingir a gordura do tecido celular subcutâneo que se espalha pelos vasos linfáticos.

    Transmissão da doença:É adquirida quase sempre pelas frieiras,porém provocada também por qualquer ferimento.Pessoas de qualquer idade podem ser acometidas,entretanto é mais comum em diabéticos e obesos.

    Sintomas da doença: Mal-estar,desânimo,dor de cabeça,náusea e vômitos acompanhados de febre alta e aparecimento de manchas vermelhas,bolhas pequenas ou grandes nas pernas,face, tronco ou braços.No princípio, a pele se apresenta lisa, brilhosa, vermelha e quente.O inchaço aumenta e surgem as bolhas com o desenvolvimento da infecção.

    Tratamento da doença: É feito com antibióticos. Dependendo da gravidade da infecção, o médico a tratará com antibiótico oral ou intravenoso. Descanso na cama com as pernas elevadas também é importante. Anticoagulantes são indicados para pacientes com risco de tromboembolia venosa.

    ResponderExcluir
  28. A difteria, também denominada crupe, é uma doença infectocontagiosa caracterizada pela presença de uma pseudomembrana cinza-esbranquiçada no local da infecção. Provocada pelo bacilo Corynebacterium diphtheriae, alguns de seus sintomas surgem em razão da liberação das toxinas que este produz.

    Febre baixa, taquicardia e, em alguns casos, chiados e tosses ao respirar são os sintomas desta doença. Esses, geralmente, acentuam-se no período noturno. Paralisias dos nervos e rins, lesões e/ou insuficiência cardíacas e neuropatia periférica devido à ação das toxinas, além de sufocamento devido à obstrução dos canais respiratórios, causada pela membrana, são manifestações que podem ocorrer em situações mais graves, com condições de levar o indivíduo a óbito (cerca de 20% dos casos). Feridas cutâneas podem surgir.

    Ocorre, geralmente, em épocas frias do ano: período em que as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados, facilitando a transmissão da bactéria.

    Gotículas de saliva liberadas no ar, contato cutâneo com a infecção ou com objetos contaminados pelas secreções de portador permitem a contaminação de outros indivíduos. Logo, para prevenção é necessário evitar tais condições. O período de incubação é de aproximadamente cinco dias, sendo que as pessoas acometidas podem transmitir a difteria por cerca de duas semanas após o início das manifestações.

    Atualmente, vê-se que apenas pessoas que não tomaram a vacina ou que não a recebeu de forma correta é que são acometidas por esta doença. Indivíduos de ambos os sexos e todas as idades, nestas condições, podem estar suscetíveis, embora casos envolvendo crianças sejam mais frequentes.

    O diagnóstico é feito a partir de hemogramas e análise das secreções nasais recolhidas pelo médico. Recomenda-se não retirar a membrana, já que esta ação pode aumentar a absorção da toxina. Repouso, antibióticos e aplicação de soro antidiftérico são requeridos para tratamento. Pode ser necessária a aspiração das vias aéreas, de forma cuidadosa.



    O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
    A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

    ResponderExcluir
  29. Erisipela é uma infecção de pele causada, na maior parte das vezes, pela bactéria Streptococcus pyogenes grupo A, podendo ser causada também por outros streptotcoccus ou por estafilococcus. Processo infeccioso que pode atingir a gordura do tecido celular subcutâneo que se espalha pelos vasos linfáticos. É adquirida quase sempre pelas frieiras, porém provocada também por qualquer ferimento. Pessoas de qualquer idade podem ser acometidas, entretanto é mais comum em diabéticos e obesos.

    Durante o período de incubação, que é de um a oito dias, os sintomas são mal-estar, desânimo, dor de cabeça, náusea e vômitos acompanhados de febre alta e aparecimento de manchas vermelhas, bolhas pequenas ou grandes nas pernas, face, tronco ou braços. No princípio, a pele se apresenta lisa, brilhosa, vermelha e quente. O inchaço aumenta e surgem as bolhas com o desenvolvimento da infecção.

    Exames laboratoriais são usados somente para acompanhar a evolução do paciente, pois o diagnóstico é feito pelo exame clínico através da análise dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

    O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
    A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

    ResponderExcluir
  30. Coqueluche

    Agente causador: Causada pelas Bordetella pertussis.

    Transmissão: B. parapertussis,é disseminada por meio de gotículas e aerossóis de saliva e,no organismo,lesa os tecidos da mucosa.

    Sintomas: Os primeiros sintomas são semelhantes aos da gripe e consistem em tosse, coriza, febre e olhos irritados: pertencentes ao estágio catarral. O próximo estágio, paroxístico, se desenvolve cerca de duas semanas após o anterior e tem como característica acessos de tosses sucessivas, com intervalos variáveis. Estas podem estar acompanhadas de muco, e a ocorrência de vômito é possível.

    Tratamento: O tratamento deve ser feito sob orientação médica e consiste basicamente no uso de antibióticos. Quanto à prevenção, o uso precoce da vacina é imprescindível. Em crianças, ela é distribuída gratuitamente em postos de saúde e é feita em três doses (aos 2, 4 e 6 meses de idade) e dois reforços (aos 15 meses e aos 4 anos), mantendo a imunização por aproximadamente dez anos.

    ResponderExcluir
  31. Doença: Sífilis

    Agente causador: Treponema pallidium.

    Transmissão: É transmitida pelo contato sexual.

    Sintomas: Um sinal característico da doença é o aparecimento, próximo aos órgãos sexuais, de uma ferida de bordas endurecidas, indolor, o "cancro duro", que regride mesmo sem tratamento.

    Tratamento:
    Sífilis é facilmente curável nos primeiros estágios. Uma única injeção intramuscular de penicilina curará a pessoa infectada com sífilis há menos de um ano. Doses adicionais são necessárias para tratar pessoas que têm sífilis há mais de um ano. Para pessoas alérgicas à penicilina há outros antibióticos disponíveis. O tratamento matará a bactéria da sífilis e prevenirá danos futuros, porém não reparará os danos já causados.

    ResponderExcluir
  32. Cólera

    Agente causador: bactéria Vibrio cholerae

    Trasnmissao: É transmitida pela ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água-doce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença, sem o devido tratamento. Mãos que tiveram contato com a bactéria ou mesmo moscas e baratas podem provocar a infecção por este patógeno. Esses últimos podem funcionar como vetores mecânicos, transportando o vibrião para a água e para os alimentos.

    Sintomas: diarreias agudas de aspecto semelhante à água de arroz, vômitos e, em casos mais acentuados, câimbras, perda de peso intensa e olhos turvos.

    Tratamento: O diagnóstico consiste no isolamento e identificação do vibrião nas fezes do paciente. Para tratamento, a reidratação é essencial e é, na maioria dos casos, o único método necessário. Entretanto, a visita ao médico é indispensável, já que só ele será capaz de analisar o caso e, caso seja necessário, prescrever antibióticos

    ResponderExcluir
  33. cólera

    Agente causador :
    bactéria (Vibrio cholerae )

    Transmissão :
    É transmitida pela ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água-doce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença, sem o devido tratamento. Mãos que tiveram contato com a bactéria ou mesmo moscas e baratas podem provocar a infecção por este patógeno.

    Sintomas :
    seus sintomas são desidratação, perda de sais minerais e diminuição acentuada da pressão sanguínea em curto espaço de tempo.

    Tratamento da doença :
    Para tratamento, a reidratação é essencial e é, na maioria dos casos, o único método necessário. Entretanto, a visita ao médico é indispensável, já que só ele será capaz de analisar o caso e, caso seja necessário, prescrever antibióticos. Medicamentos antidiarreicos não são indicados, já que facilitam a multiplicação da bactéria por diminuírem o peristaltismo intestinal.

    ResponderExcluir
  34. Coqueluche

    Agente causador: Causada pelas Bordetella pertussis.

    Transmissão: B. parapertussis,é disseminada por meio de gotículas e aerossóis de saliva e,no organismo,lesa os tecidos da mucosa.

    Sintomas: Os primeiros sintomas são semelhantes aos da gripe e consistem em tosse, coriza, febre e olhos irritados: pertencentes ao estágio catarral. O próximo estágio, paroxístico, se desenvolve cerca de duas semanas após o anterior e tem como característica acessos de tosses sucessivas, com intervalos variáveis. Estas podem estar acompanhadas de muco, e a ocorrência de vômito é possível.

    Tratamento: O tratamento deve ser feito sob orientação médica e consiste basicamente no uso de antibióticos. Quanto à prevenção, o uso precoce da vacina é imprescindível. Em crianças, ela é distribuída gratuitamente em postos de saúde e é feita em três doses (aos 2, 4 e 6 meses de idade) e dois reforços (aos 15 meses e aos 4 anos), mantendo a imunização por aproximadamente dez anos.

    ResponderExcluir
  35. Doença: Amebíase

    Agente causador: Entamoeba histolytica

    Transmissão: A contaminação se dá via ingestão de seus cistos. Estes, liberados nas fezes da pessoa adoecida, podem se espalhar na água e vegetais que, sem a devida higienização antes de ser ingeridos, podem causar a doença. Vale pontuar que a resistência dos cistos é muito grande: podem viver cerca de 30 dias na água, e 12 em fezes frescas.

    Sintomas: Diarreia sanguinolenta ou com muco e calafrios.

    Tratamento: Para tratamento é feito o uso de fármacos antimicrobianos, prescritos pelo médico.

    ResponderExcluir
  36. A lepra (hanseníase, morfeia, mal de Hansen, mal de Lázaro), é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen. É chamada de "a doença mais antiga do mundo", afetando a humanidade há pelo menos 4000 anos[1] e sendo os primeiros registros escritos conhecidos encontrados no Egito, datando de 1350 a.C..[2] Ela é endêmica (específica de uma região) em certos países tropicais, em particular na Ásia. O Brasil inclui-se entre os países de alta endemicidade de lepra no mundo. Isto significa que apresenta um coeficiente de prevalência médio superior a um caso por mil habitantes (MS, 1989).[3] Os doentes são chamados leprosos, apesar de que este termo tenda a desaparecer com a diminuição do número de casos e dada a conotação pejorativa a ele associada.[carece de fontes?]

    ResponderExcluir
  37. Botulismo: é uma intoxicação alimentar específica, originada pela bactéria Clostridium botulinum, que resulta da ingestão e absorção, pela mucosa digestiva, de toxinas da mesma.

    Uma vez absorvida pelo aparelho digestivo, a bactéria entra na corrente sanguínea atingindo o sistema nervoso e intervindo na comunicação entre as células nervosas, resultando em enfraquecimento das funções vitais, sendo umas destas a paralisia muscular.

    É uma bactéria encontrada no solo, em produtos agrícolas, na água e no trato gastrointestinal dos animais.

    Como citado anteriormente a intoxicação tem por característica um comprometimento severo do sistema nervoso e quando não é tratada a tempo pode matar.

    Esta bactéria se desenvolve em ambientes sem oxigênio, por esta razão é encontrada com facilidade em alimentos enlatados ou embalados a vácuo. Tampas estufadas podem ser indício da presença da bactéria.

    Os sintomas desta intoxicação podem ser: aversão à luz, vômitos e secura na boca e garganta, dificuldade para engolir, paralisia respiratória, constipação intestinal e retenção de urina. São manifestados entre doze e trinta horas após a ingestão do alimento.

    O diagnóstico pode ser obtido por meio dos sinais e sintomas, pela detecção e tipo da toxina no sangue e pelos testes complementares nos alimentos suspeitos.

    O tratamento é realizado através do soro antibotulínico, este atua obstruindo a toxina que circula no sangue, impedindo-a de se alojar no sistema nervoso.

    O índice de botulismo por ano é registrado em cerca de 20 casos em adultos e 250 em crianças.

    ResponderExcluir
  38. O furúnculo é uma infecção dos folículos das cavidades de onde saem os pelos geralmente causados pela bactéria Staphylococcus aureus.O uso de roupas apertadas e substâncias que obstruem os poros favorecem sua manifestação. Ela e visivelmente percebida por uma lesão bastante dolorosa, que terá seu tamanho variável, de acordo com a profundidade do folículo afetado. Geralmente o furúnculo se cura espontaneamente, com o tempo, eliminando pus e o tecido necrosado. Após esse episódio, há a cicatrização e a pele pode se apresentar escurecida.O uso de antibióticos locais ou sistêmicos, prescritos pelo dermatologista, e aplicação de calor por meio de compressas secas e quentes são medidas que aceleram o fim dessa inflamação. Drenagem da lesão só é feita quando a mesma está muito grande, com indicação médica.A prevenção pode ser feita mantendo a pele limpa ,e lavar frequentemente as mãos utilizando roupas, toalhas e roupas íntimas em bom estado higiênico.

    ResponderExcluir
  39. tuberculose: A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882. Outras espécies de micobactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões. Rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc., também podem ser comprometidos.

    A transmissão é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.

    A resposta imunológica é capaz de impedir o desenvolvimento da doença e, por tal motivo, pessoas com sistema imune menos resistente ou comprometido estão mais propensas a adquirir esta doença, de evolução geralmente lenta.

    Após a transmissão do bacilo, ocorrerá uma destas situações: o sistema imunológico do indivíduo pode eliminá-lo; a bactéria pode se desenvolver, mas sem causar a doença; a tuberculose se desenvolve (tuberculose primária) ou pode haver a ativação da doença vários anos depois (tuberculose pós-primária).

    Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe. Tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.

    O diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax. Exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do indivíduo são procedimentos confirmatórios.

    O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento.

    A vacina BCG é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Melhoras nas condições de vida da população, além de tratamento e orientação aos enfermos são formas de evitar sua contaminação em maior escala.

    ResponderExcluir
  40. Cólera: A diarreia aguda é causada por uma bacteria denominada vibrião colérico, que se multiplica rapidamenye no intertino delgado.
    Sintomas: Quando há sintomas eles decorrem das perdas de liquidos e de sais minerais, sem reposição de áqua e eletrólitos a situação se complicacom vômitos, cólicas e diminuição acetuada da pressão sanguinea qe causa aumeto da frequencia cardiaca, choque e insuficiência renal.
    Formas de transmissão: A tranmissão se dá pela ingestão da água ou gelo contaminados com fezes ou vômitos da doentes assim como pelas fezes das pessoas portadoras do vibrião, mesmo que assimtomaticos, tambem pela ingestão de alimentos que entre em contato com água contaminada.
    Tratamento: A colera pode ser tratada de forma simples e eficiente ao repor imediatamente os fluidos e sais perdidos com a diarreia. Pacientes podem ser tratados com solução para reitratação oral. Casos mais grave da coléra podem requerer reposição defluidos intravenoso com cólera morre. Antibioticos diminuem a duração da doença e abrandam sua severidade , mas eles não são tão importantes quanto a reidratação. Pessoas que tiverem diarréia forte e vômito em lugares onde há ocorrência de cólera devem procurar ajuda médica imediatamente.

    05 de Abril de 2011 as 22:00

    ResponderExcluir
  41. Febre maculosa:

    A febre maculosa foi reconhecida pela primeira vez em 1896 no vale do rio Snake, nos Estados Unidos. É uma infecção aguda causada por uma bactéria denominada Ricketsia prowazkii, sendo o homem infectado após a picada de carrapato que possua a bactéria em suas glândulas salivares. O carrapato transmissor principal é o hematófago da espécie Amblyomma cajennense, conhecido como carrapato-estrela, micuim, carrapato-de-cavalo, carrapato-rodoleiro ou picaço e é encontrado em bois, cavalos, cães, ratos e capivara, principal reservatório.

    A doença é transmitida para homens e animais, sendo por isso uma zoonose. A bactéria que gera a doença é intracelular e não sobrevive muito tempo fora de um hospedeiro. No Brasil, os casos estão principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco.

    Os sintomas incluem febre, dores nos músculos, cefaleias, calafrios, desânimo, erupções cutâneas, congestão das conjuntivas, petéquias, hemorragias, podendo ocorrer necrose no local de extravasamento de sangue. Agitação psicomotora, tosse, queda da pressão sanguínea, náuseas, vômito, falta de apetite e diarreia também podem ocorrer.

    O tratamento é efetuado com antibióticos e deve ser rápido, pois a febre maculosa pode atacar o sistema nervoso central, comprometer órgãos como rins e pulmões, ocasionar a paralisia parcial das pernas e gangrena, levando a óbito.

    Para prevenir-se é necessário verificar sempre o corpo a fim de retirar os carrapatos, evitando contrair a doença, pois é necessário pelo menos 4 horas para o carrapato iniciar a transmissão. Controlar as populações de carrapatos, usar roupas fechadas e claras em áreas onde há grande incidência de carrapatos, tomar banho de água quente com bucha vegetal, roçar o pasto e não espremer o carrapato com a unha evitam a contaminação. O diagnóstico é feito por análise do soro sanguíneo e não existe vacina nem mesmo exames de rotina.


    O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
    A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

    ResponderExcluir
  42. Escarlatina

    A escarlatina é uma doença infecciosa causada pelo estreptococo beta hemolítico do grupo A (Streptococcus pyogenes), que atinge principalmente as crianças, em sua maioria meninos, não sendo, no entanto uma doença perigosa atualmente, pois a bactéria é sensível à penicilina, entre outros antibióticos. A escarlatina é quase sempre uma complicação da amigdalite/faringite estreptocócica, aparecendo cerca de 2 dias após o início dos sintomas desta.

    As pessoas infectadas pela bactéria, têm febre e dores na garganta (odinofagia), o que dificulta a ingestão de alimentos. A pele sofre alterações visíveis, como descamação e vermelhidão.

    Caracteriza-se por eritemas (vermelhidão cutânea) - que se espalham a partir do peito, deixando as palmas das mãos e pés, e a região em redor da boca inalteradas. A língua inicialmente é amarela devido à inflamação, mas depois descama e torna-se vermelho-viva, com aparência de um morango.Em alguns casos a língua fica com bolhas pequenas.

    A sua transmissão acontece através da saliva, por via nasal, tosse, espirros e respiração ou ainda através do contacto com vestuário e objectos contaminados.

    O tratamento é através da administração de antibióticos, constituindo a penicilina, ainda hoje, o fármaco de primeira linha, dada a ausência de resistência documentada

    Não sendo devidamente tratada, poderão ocorrer hemorragias no estômago, baço e intestino. Além da possibilidade de ocorrer convulsões, inflamação nos rins, infecção nos tímpanos, dores fortes nas articulações e problemas cardiovasculares.

    Não se deve ter mais de 4 vezes consecutivas (de ano a ano ou em períodos pequenos)

    ResponderExcluir
  43. Bronquite

    agente causador :
    Mycoplasma pneumoniae e Chlamydia.

    Transmissão :
    Podem sofrer de ataques repetidos os fumadores e as pessoas que sofrem de doenças crónicas pulmonares ou das vias aéreas inferiores, que dificultam a eliminação de partículas aspiradas nos brônquios. As infecções recorrentes podem ser consequência de uma sinusite crónica, de bronquiectasias, de alergias e, nas crianças, de amígdalas e de adenóides inflamados.

    A bronquite irritativa pode ser causada por várias espécies de poeiras, vapores de ácidos fortes, amoníaco, alguns solventes orgânicos, cloro, sulfureto de hidrogénio, dióxido de enxofre e brometo, substâncias irritantes da poluição, como o ozone e o peróxido de azoto, o tabaco e outros fumos.

    Sintomas :
    Muitas vezes, a bronquite infecciosa começa com os sintomas de um resfriado comum: nariz que pinga, cansaço, calafrios, dores nas costas e nos músculos, febre ligeira e inflamação da garganta. O sintoma da tosse assinala, geralmente, o começo da bronquite.

    No início, a tosse é seca e pode continuar assim, mas, com frequência, ao fim de um ou dois dias a pessoa expectora pequenas quantidades de expectoração branca ou amarelada. Mais tarde, pode expulsar muito mais expectoração, que pode ser de cor amarela ou verde. Em pessoas com bronquite grave pode aparecer febre elevada durante 4 ou 5 dias, ao fim dos quais os sintomas melhoram. No entanto, a tosse pode persistir durante várias semanas. Quando as vias aéreas inferiores estão obstruídas, a pessoa pode sentir falta de ar. Também são frequentes os sibilos, especialmente depois de tossir. Pode desenvolver-se uma pneumonia.

    Tratamento :
    Os adultos podem tomar aspirina ou paracetamol para baixar a febre e aliviar o mal-estar, mas as crianças devem tomar somente paracetamol. Recomenda-se o repouso e a ingestão abundante de líquidos.

    Os antibióticos administram-se a doentes com sintomas de bronquite produzidos por uma infecção bacteriana (no caso de uma expectoração com expectoração de cor amarela ou verde e febre alta) e a doentes que já sofrem de uma doença pulmonar. Os adultos podem tomar trimetoprim/sulfametoxazol, tetraciclina ou ampicilina.

    Administra-se, com frequência, eritromicina quando se considera a possibilidade de uma pneumonia por Mycoplasma.

    Nas crianças, a amoxicilina é o fármaco preferido habitualmente. Os antibióticos não são úteis em infecções víricas. Uma cultura da expectoração pode indicar a necessidade de outro tipo de antibiótico quando os sintomas forem persistentes ou recorrentes ou quando a bronquite for muito grave.

    ResponderExcluir
  44. Tuberculose

    Agente causador :
    Mycobacterium tuberculosis outras espécies de micobactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti.

    Transmissão :
    A transmissão é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.

    Sintomas :
    Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe. Tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.

    Tratamento :
    O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral.

    ResponderExcluir
  45. Difteria

    Agente causador :
    Corynebacterium diphtheriae

    transmissão :

    Ocorre, geralmente, em épocas frias do ano: período em que as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados, facilitando a transmissão da bactéria.
    Gotículas de saliva liberadas no ar, contato cutâneo com a infecção ou com objetos contaminados pelas secreções de portador permitem a contaminação de outros indivíduos.

    Sintomas :
    Febre baixa, taquicardia e, em alguns casos, chiados e tosses ao respirar são os sintomas desta doença.

    Tratamento :
    Repouso, antibióticos e aplicação de soro antidiftérico são requeridos para tratamento. Pode ser necessária a aspiração das vias aéreas, de forma cuidadosa.

    ResponderExcluir
  46. DANIELY

    Rubéola


    Característica de rubéola:
    manchas rosadas / avermelhadas na pele.

    TRANSMISSAO:A rubéola, patologia viral é uma doença infecto-contagiosa transmitida através do ar, quando um indivíduo contaminado emite, a partir das vias respiratórias, secreções nasais ou gotículas de saliva contendo o agente etiológico, também pode ocorrer pelo contato direto com uma pessoa doente, por exemplo, beijo com troca de fluidos salivares.

    Porém, essa doença pode ter natureza congênita, disseminando-se através da placenta, em casos onde uma mãe doente transfere o vírus ao feto durante o desenvolvimento embrionário, sendo considerada uma das formas mais severas, pois resulta em má formação e distúrbios orgânicos, pode até mesmo ocasionar um aborto.


    SINTOMAS:Os sintomas dessa doença podem ser confundidos com demais moléstias, sendo característico: baixo estado febril, inchaço dos nódulos linfáticos, dor nas articulações e presença de manchas avermelhadas na pele. Para um diagnóstico preciso é necessário um exame sorológico.

    Após o contágio a doença pode permanecer incubada em média até três semanas para então se manifestar, debelando-se com duas semanas com adequado tratamento (combinação de antitérmicos e analgésicos).

    MEDIDAS PREVENTIVAS:
    Obedecer criteriosamente as datas de vacinação no cartão das crianças: aos 12 meses tomar a dose única da SRC tríplice viral (vacina contra sarampo, rubéola e caxumba), e com 4 a 6 anos tomar o reforço;
    Adultos com idade entre 20 a 39 anos, devem ser vacinados. As mulheres devem ser vacinadas com antecedência de 6 meses antes de engravidar;

    OBSERVAÇAO:a vacina contra rubéola não deve ser fornecida durante a gravidez.
    Entre outras precauções, deve-se evitar o contato com pessoas doentes.

    ResponderExcluir
  47. Vinicius 2B

    Acne



    A acne é uma doença da pele que atinge aproximadamente 80% dos adolescentes nesta época da vida, afetando unidades formadas por pelos e glândulas sebáceas: os folículos pilossebáceos.

    O excesso de produção de queratina na pele, causando a obstrução do orifício folicular; hiperatividade das glândulas sebáceas, produzindo sebo em excesso; e a proliferação de bactérias, como a Propionybacterium acnes e a Staphylococcus epidermides, causando inflamações; são as principais causas desta doença, propiciadas geralmente por fatores hormonais, emocionais e genéticos.

    Acnes de primeiro grau são aquelas nas quais o paciente apresenta cravos; já as de segundo, cravos e espinhas inflamadas e com pus. Acne de terceiro grau se manifesta com espinhas internas; as de quarto, com cravos e espinhas unidos entre si, formando canais; e, finalmente, as de quinto, surgem repentinamente, acompanhadas de febre, leucocitose, dores nas articulações, dentre outros sintomas. Face, peito e costas são as principais regiões acometidas.
    Para tal, é imprescindível uma consulta médica, já que para cada caso – e paciente – é indicado um tipo de procedimento. Mudanças na alimentação, uso de pílulas anticoncepcionais para controlar a dosagem hormonal, e alguns fármacos, como a isotretinoína, são alguns exemplos. Recentemente descobriu-se que a toxina botulínica também é capaz de solucionar este problema, sendo um procedimento bastante delicado.

    ResponderExcluir
  48. Tétano

    - É produzido pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani), que pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém nascido quando este é cortado por instrumentos não esterilizados. É uma doença perigosa, que pode levar o indivíduo à morte, sendo por isso obrigatória a vacinação. Cuidados médicos em casos de ferimentos profundos são essenciais. Pode ser necessária a aplicação do soro antitetânico.

    ResponderExcluir