quarta-feira, 8 de junho de 2011

PORÍFEROS


Assista ao video sobre os poríferos em seguida responda:
1) Quais são os tipos de poríferos?
2) Como é formado o esqueleto dos poríferos?
3) Explique os mecanismos de reprodução dos poríferos.

45 comentários:

  1. 1)os poriferos ou espongiarios constituem se nos animais menos evoluidos de todos.são multicelulares,mas suas celulas não constituem tecidos bem definidos e muito menos se estruturam em orgãos.a sua constituição é muito simples.por isso,muitos especialistas preferem distingui-los dos outos grupos de animais,dividindo o reino metazoa em dois sub-reinos:o parazoa(onde se situam os poriferos)e o eumetazoa(que engloba todos os demais filos).Os poriferos se dividem em três partes tipos:Áscon(do grego,saco,odre),Sicon(do grego sykon,figo)e lêucon(do grego leukon,branco).
    A forma primitiva dos espongiários é a de um tubo ou vaso,fixa no substrato,e eles são achatados...
    2)o esqueleto do poriferos é interno,e está localizado entre as duas camadas de células.Poder ser mineral e/ou orgânico.
    Esqueleto mineral:formado por espículas caláreas e silicosas.
    Esqueleto orgânico:formado por fibras de espongina.
    3)A reprodução assexuada nâo permite a recombinaçâo genètica nem a variabilidade da espécie.
    A reproduçâo assexuada compreende basicamente a divisâo mùltipla.
    Podemos definir reproduçâo de vàrias maneiras distintas.Ente as definiçoes temos:
    È a capacidade que têm os seres vivos de,ao atingirem certo estàgio de desenvolvimento originam outros semelhantes.
    O processo pelo qual vivem as outras espècies através do tempo e do espaço,produzindo outros seres semelhantes a si mesmo.

    ResponderExcluir
  2. os poriferos constituem-se nos animais menos evoluidos do mundo.os poriferos podem ser divididos em tres tipos:áscon,sícon e leucon, os ascon:a forma primitiva dos espongiários é a de um tubo ou vaso ,fixado no substrato.na extremidade apical aparece uma grande abertura-o ósculo-que serve para a saida da agua que continuamente atravessa o corpo da esponja aparede do corpo é provida de um grande numero de poros, atarves dos quais penetram a agua e particulas alimentares./sícon:observada externamente,apresenta-se com uma forma alopngada,fixada pela extremidade superior,circundada por uma coroa de espiculas longas e afiliadas.a superficie do corpo possui numerosas elevaçoes ou papilas das quais saem pequenas espiculas.entre as papilas aparecem os poros.lêucon;é o tipo mais evoluido, átri é reduzido, enquanto a parede do corpo é bem evoluida e percorrida por um complicado sistema de canais e cãmaras transportando água.são denominadas inalantes ou aferentes. das camaras saem os canais analantes ou eferenres que atingem o átrio.2/ o esqueleto é formado por material organico e mineral,formado por espiculas calcareas e silicosas,esqueleto organico formado,por fibras de espongina.3/a reproduçao pode ser sexuada ou assexuada,sexuada;ocorre por brotamento.neste caso,forman-se brotos que podem se separar do corpo do animal e dar origem as novas esponjas.assexuada;quando os espermatozoides estão maduros,eles saem do ósculo,junto com a corrente de água e penetram em outra esponja,onde um deles fecundao óvulo.após a fecundaçao,que é interna,forma-se uma célula ovo ou zigoto,que se desenvolve e forma um larva.alarva sai do corpo da esponja ,nada com ajuda dos cilios e se fixa,por exemplo numa rocha,onde se desenvolve ate gerar uma nova sponja,esse é o mecanismo de reproduçao das esponjas....laura

    ResponderExcluir
  3. Poríferos

    1)Existem três tipos de poríferos diferentes :
    Áscon,Sícon e Lêucon.

    2)O esqueleto dele é formado por espícolas,por rede de esponjina organica ou por ambos.

    3)E porque o espermatozoide é liberado na água entre pelos poros de uma esponja ate alcançar o óvulo.Ápos s fecundação do óvulo,a esponja libera á anfiblástula pelo ósculo (cavidade central), e então a larva terá vida livre , até que eles se fixe no substrato para formar uma nova esponja. A reproduçao pode ser sexuada ou assexuada,ocorre por brotamento

    ResponderExcluir
  4. Poríferos

    1)Exixtem três tipos de poríferos diferentes:
    *Áscon:A forma primitiva dos espongiários é a de um tubo ou vaso, fixado no substrato. Na extremidade apical aparece uma grande abertura — o ósculo — que serve para a saída da água que continuamente atravessa o corpo da esponja. A parede do corpo é provida de um grande número de poros (daí o nome de porífera), através dos quais penetram água e partículas alimentares.

    *Sícon:Observada externamente, apresenta-se como uma urna alongada, fixada pela extremidade superior, circundado por uma coroa de espículas longas e afiliadas. A superfície do corpo possui numerosas elevações ou papilas, das quais saem pequenas espículas. Entre as papilas aparecem os poros.

    *Lêucon:É o tipo mais evoluído, o átrio é reduzido, enquanto a parede do corpo é bastante desenvolvida e percorrida por um complicado sistema de canais e câmaras. Os coanócitos encontram-se revestindo câmaras esféricas, também denominada câmaras vibráteis, interpostas num sistema de canais

    2)Os esqueleto é formado por espícolas , por rede de esponjina orgânica ou por ambos.

    3)E porque o espermatozoide é liberado na água entre pelos poros de uma esponja ate alcançar o óvulo.Ápos s fecundação do óvulo,a esponja libera á anfiblástula pelo ósculo (cavidade central), e então a larva terá vida livre , até que eles se fixe no substrato para formar uma nova esponja. A reproduçao pode ser sexuada ou assexuada,ocorre por brotamento.

    Tâmara Miura

    ResponderExcluir
  5. 1-são os :áscon,sícon e lêucon.
    2-e formado por espicolas,e por rede de espongina orânica,ou por ambos.
    3-A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada.A reprodução assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas,a sexuada neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja.

    ResponderExcluir
  6. 1)Os poríferos se dividem em três tipos: Áscon (do grego, ‘saco’, ‘odre’), Sícon (do grego sykon, ‘figo’) e Lêucon (do grego leukos, ‘branco’).

    2)O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo é que foram muito utilizadas no passado para banho e limpeza doméstica como no texto acima.

    3)Muitas espécies de poríferos, que ficam totalmente expostos aos predadores, apresentam mecanismos de defesa contra a predação excessiva. O principal mecanismo é de natureza química, e ocorre deste modo: algumas esponjas produzem uma substância tóxica e outras produzem substâncias com atividade anti-microbiana.Além de atuar como defesa contra predadores e infecções microbianas, essas substâncias tóxicas expelidas pelas esponjas, são vantajosas na competição por espaço que os poríferos travam com outros invertebrados, como os corais, e até mesmo com outras esponjas.

    ResponderExcluir
  7. 1)Existem três tipos de poríferos diferentes :
    Áscon,Sícon e Lêucon.

    2)O esqueleto dele é formado por espícolas,por rede de esponjina organica ou por ambos.

    3)E porque o espermatozoide é liberado na água entre pelos poros de uma esponja ate alcançar o óvulo.Ápos s fecundação do óvulo,a esponja libera á anfiblástula pelo ósculo (cavidade central), e então a larva terá vida livre , até que eles se fixe no substrato para formar uma nova esponja. A reproduçao pode ser sexuada ou assexuada,ocorre por brotamento

    ResponderExcluir
  8. 1)os poriferos ou espongiarios constituem se nos animais menos evoluidos de todos.são multicelulares,mas suas celulas não constituem tecidos bem definidos e muito menos se estruturam em orgãos.a sua constituição é muito simples.por isso,muitos especialistas preferem distingui-los dos outos grupos de animais,dividindo o reino metazoa em dois sub-reinos:o parazoa(onde se situam os poriferos)e o eumetazoa(que engloba todos os demais filos).Os poriferos se dividem em três partes tipos:Áscon(do grego,saco,odre),Sicon(do grego sykon,figo)e lêucon(do grego leukon,branco).

    2)o esqueleto do poriferos é interno,e está localizado entre as duas camadas de células.Poder ser mineral e/ou orgânico.
    Esqueleto mineral:formado por espículas caláreas e silicosas.
    Esqueleto orgânico:formado por fibras de espongina.

    3-A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada.A reprodução assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas,a sexuada neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino).

    ResponderExcluir
  9. Clara Oliveira n°:8 turma:2a

    1) áscon , sícon ,lêucon ,
    2)o esqueleto deçes e formado por espículas , por rede de espongina orgânica ou por ambos .
    3)O espermatozóide é liberado na água , entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o óvulo . Após a fecundação deste , a esponja libera a anfiblástula pelo ósculo (cavidade central) , e então a larva terá vida livre , até que se fixe no substrato para formar uma nova esponja .
    Já na reprodução assexuada :
    Reprodução assexuada
    Os poríferos possuem uma extraordinária capacidade de regeneração, podendo se reproduzir através do processo de brotamento externo ou interno, regeneração ou gemulação ou por meio de um broto que dará origem à uma esponja adulta. As esponjas que se reproduzem pelo processo assexuado, possuem o material geneticamente idêntico ao de seu genitor.

    Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias.
    Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.
    Gemulação: este tipo de reprodução assexuada ocorre necessariamente apenas em espécies dulcícolas. Originam-se gêmulas no interior da esponja (estruturas de resistência). São formadas por células indiferenciadas e cercadas por um rígido envoltório.
    Po isso no vídeo , os mergulgadores cortam um pedaço do porífero .
    http://www.infoescola.com/animais/reproducao-dos-poriferos/

    ResponderExcluir
  10. Querida professora Giselle ,
    SEi que você pediu para que nós postássemos usando a nossa conta do gmail . Mas como ultimmente está sendo requerido ter um blog e entrar nele para postar , como nossos colegas da 2A disseram , então estou postando usando uma conta do livejournal , para não deixar de fazê-lo .
    Como voce pode ver , no início da mensagem, eu me identifiquei .
    Espero que não tenha nenhum problema .

    ResponderExcluir
  11. 1)áscon , sícon ,lêucon.

    2)O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo é que foram muito utilizadas no passado para banho e limpeza doméstica como no texto acima.

    3)E porque o espermatozoide é liberado na água entre pelos poros de uma esponja ate alcançar o óvulo.Ápos s fecundação do óvulo,a esponja libera á anfiblástula pelo ósculo (cavidade central), e então a larva terá vida livre , até que eles se fixe no substrato para formar uma nova esponja. A reproduçao pode ser sexuada ou assexuada,ocorre por brotamento.

    ResponderExcluir
  12. 1)Existem três tipos de poríferos diferentes :
    Áscon,Sícon e Lêucon.

    2)O esqueleto dele é formado por espícolas,por rede de esponjina organica ou por ambos.

    3)E porque o espermatozoide é liberado na água entre pelos poros de uma esponja ate alcançar o óvulo.Ápos s fecundação do óvulo,a esponja libera á anfiblástula pelo ósculo (cavidade central), e então a larva terá vida livre , até que eles se fixe no substrato para formar uma nova esponja. A reproduçao pode ser sexuada ou assexuada,ocorre por brotamento

    ResponderExcluir
  13. 1-Há três tipos:

    • Âscon

    • Sícon

    • Lêucon

    2-Seu esqueleto é formado por espícolas ou por rede de esponjinhas orgânicas ou por ambos.O esqueleto é interno e se encontra entre duas células.

    3-As esponjas podem reproduzir-se de dois modos sexuada ou assexuadamente, conforme as condições ambientais. Quanto a reprodução sexuada a maior parte das esponjas é monóica, porém observa-se espécies dióicas.
    Em relação a reprodução assexuada, as esponjas apresentam um alto grau de regeneração, podem se reproduzir pelo processo de brotamento externo ou interno, regeneração ou gemulação/gemação (exclusivo das esponjas de água doce), por meio de um broto que formará uma nova esponja adulta. Uma esponja produzida de forma assexuada tem exatamente o mesmo material genético de seu genitor.

    ResponderExcluir
  14. 1 Os poríferos se dividem em três tipos: Áscon (do grego, ‘saco’, ‘odre’), Sícon (do grego sykon, ‘figo’) e Lêucon (do grego leukos, ‘branco’).

    2
    O esqueleto dos poríferos é interno, e está localizado entre as duas camadas de células. Pode ser mineral ou orgânico.

    Esqueleto mineral

    Formado por espículas calcáreas e silicosas.

    Esqueleto orgânico

    Formado por fibras de espongina.

    3 A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada.
    Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.
    Sexuada. Neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja

    ResponderExcluir
  15. 1).Áscon: A forma primitiva dos espongiários é a de um tubo ou vaso, fixado no substrato.

    .Sícon: Observada externamente, apresenta-se como uma urna alongada, fixada pela extremidade superior, circundado por uma coroa de espículas longas e afiliadas.

    .Lêucon: É o tipo mais evoluído, o átrio é reduzido, enquanto a parede do corpo é bastante desenvolvida e percorrida por um complicado sistema de canais e câmaras.

    2) O esqueleto dos poríferos é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certos poríferos, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida.

    3) A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada:
    .Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.

    .Sexuada - Neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja.

    ResponderExcluir
  16. 1-Áscon,Sícon e Lêucon.
    2-O esqueleto dos poríferos é interno, e está localizado entre as duas camadas de células. Pode ser mineral e/ou orgânico.
    3-A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada.

    Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas. Observe o esquema abaixo.



    As esponjas apresentam ainda grande capacidade de regeneração. Se uma esponja for partida em pedaços, cada pedaço poderá dar origem a uma nova esponja.



    Sexuada. Neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja.

    ResponderExcluir
  17. 1- Áscon,Sícon e Lêucon.
    2- O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo é que foram muito utilizadas no passado para banho e limpeza doméstica como no texto acima.
    3- O espermatozoide e liberado na agua, entra pelos poros de outra esponja ate chegar ao ovulo. Apos a fecundação do ovulo, a esponja libera a anfiblastula pelo osculo. A larva tera vida livre ate que ela se fixe no substrato pra formar uma nova esponja.

    ResponderExcluir
  18. Guilherme Lopes 2°B
    1)Os poríferos se dividem em três tipos: Áscon (do grego, ‘saco’, ‘odre’), Sícon (do grego sykon, ‘figo’) e Lêucon (do grego leukos, ‘branco’).

    2)O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo é que foram muito utilizadas no passado para banho e limpeza doméstica como no texto acima.

    3)Muitas espécies de poríferos, que ficam totalmente expostos aos predadores, apresentam mecanismos de defesa contra a predação excessiva. O principal mecanismo é de natureza química, e ocorre deste modo: algumas esponjas produzem uma substância tóxica e outras produzem substâncias com atividade anti-microbiana.Além de atuar como defesa contra predadores e infecções microbianas, essas substâncias tóxicas expelidas pelas esponjas, são vantajosas na competição por espaço que os poríferos travam com outros invertebrados, como os corais, e até mesmo com outras esponjas.

    ResponderExcluir
  19. 1)os poriferos ou espongiarios constituem se nos animais menos evoluidos de todos.são multicelulares,mas suas celulas não constituem tecidos bem definidos e muito menos se estruturam em orgãos.a sua constituição é muito simples.por isso,muitos especialistas preferem distingui-los dos outos grupos de animais,dividindo o reino metazoa em dois sub-reinos:o parazoa(onde se situam os poriferos)e o eumetazoa(que engloba todos os demais filos).Os poriferos se dividem em três partes tipos:Áscon(do grego,saco,odre),Sicon(do grego sykon,figo)e lêucon(do grego leukon,branco).
    A forma primitiva dos espongiários é a de um tubo ou vaso,fixa no substrato,e eles são achatados...
    2)o esqueleto do poriferos é interno,e está localizado entre as duas camadas de células.Poder ser mineral e/ou orgânico.
    Esqueleto mineral:formado por espículas caláreas e silicosas.
    Esqueleto orgânico:formado por fibras de espongina.
    3)A reprodução assexuada nâo permite a recombinaçâo genètica nem a variabilidade da espécie.
    A reproduçâo assexuada compreende basicamente a divisâo mùltipla.
    Podemos definir reproduçâo de vàrias maneiras distintas.Ente as definiçoes temos:
    È a capacidade que têm os seres vivos de,ao atingirem certo estàgio de desenvolvimento originam outros semelhantes.
    O processo pelo qual vivem as outras espècies através do tempo e do espaço,produzindo outros seres semelhantes a si mesmo.

    ResponderExcluir
  20. 1- Existem três tipos de poríferos diferentes: Áscon, Sícon e Lêucon

    2- O esqueleto deles é formado por espícolas, e por rede de espongina orgânica, ou por ambos. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. O esqueleto é interno e se encontra entre duas células.

    3- Os espermatozóides são liberados na água. Entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o óvulo. Após a fecundação do óvulo. A esponja libera a antiblástula pelo ósculo (cavidade central), e então a larva está livre. Até que ele se fixe no substrato para formar uma nova esponja.

    ResponderExcluir
  21. Rubia Pena 2ªb

    1)Existem três tipos de poríferos diferentes :
    Áscon,Sícon e Lêucon.

    2)O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo é que foram muito utilizadas no passado para banho e limpeza doméstica como no texto acima.

    3)Muitas espécies de poríferos, que ficam totalmente expostos aos predadores, apresentam mecanismos de defesa contra a predação excessiva. O principal mecanismo é de natureza química, e ocorre deste modo: algumas esponjas produzem uma substância tóxica e outras produzem substâncias com atividade anti-microbiana.Além de atuar como defesa contra predadores e infecções microbianas, essas substâncias tóxicas expelidas pelas esponjas, são vantajosas na competição por espaço que os poríferos travam com outros invertebrados, como os corais, e até mesmo com outras esponjas.

    ResponderExcluir
  22. Fernando Marlon
    Nº: 8
    Turma: 2ºB

    1- Áscon, Sícon e Lêucon.

    2- O esqueleto dos poríferos é formado por espícolas, por rede de esponjina organica ou por ambos.

    3- A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada.
    Assexuada: Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.
    Sexuada: Neste caso, quando os espermatozóides estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo. Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja.

    ResponderExcluir
  23. Isabel - 2ºB - Nº: 12

    1) Existem três tipos de poríferos diferentes :
    Áscon, Sícon e Lêucon.

    2) O esqueleto dele é formado por espícolas,por rede de esponjina organica ou por ambos.

    3) Os espermatozóides são liberados na água. Entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o óvulo. Após a fecundação do óvulo. A esponja libera a antiblástula pelo ósculo (cavidade central), e então a larva está livre. Até que ele se fixe no substrato para formar uma nova esponja.

    ResponderExcluir
  24. 1- São três tipos: Áscon, Sícon e Lêucon.

    2- O esqueleto dos poríferos é formado por espícolas, por rede de espongina orgânica ou por ambos.

    3- Sexuada :Os espermatozóides são liberados na água. Entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o óvulo,após a fecundação do óvulo. A esponja libera a antiblástula pelo ósculo (cavidade central), e então a larva está livre. Até que ele se fixe no substrato para formar uma nova esponja.

    Assexuada (regeneração) : Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas. Observe o esquema abaixo.

    ResponderExcluir
  25. 1) Quais são os tipos de poríferos?

    Os poríferos se dividem em três tipos: Áscon (do grego, ‘saco’, ‘odre’), Sícon (do grego sykon, ‘figo’) e Lêucon (do grego leukos, ‘branco’).

    2) Como é formado o esqueleto dos poríferos?

    O esqueleto dos poríferos é interno, e está localizado entre as duas camadas de células. Pode ser mineral e/ou orgânico.
    - Esqueleto mineral
    Formado por espículas calcáreas e silicosas.
    - Esqueleto orgânico
    Formado por fibras de espongina.

    3) Explique os mecanismos de reprodução dos poríferos.

    A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada.

    Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.
    Sexuada. Neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja.

    ResponderExcluir
  26. Paulo Ischaber

    2ºB

    1- Áscon, Sícon e Lêucon

    2- O esqueleto dos poríferos é formado por espícolas, por rede de esponjina organica ou por ambos.

    3-A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada

    Sexuada: Os espermatozóides são liberados na água. Entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o óvulo,após a fecundação do óvulo. A esponja libera a antiblástula pelo ósculo (cavidade central), e então a larva está livre. Até que ele se fixe no substrato para formar uma nova esponja.

    Assexuada: Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.

    ResponderExcluir
  27. 1- Existem três tipos de poríferos diferentes :
    Áscon
    Sícon,
    Lêucon

    2- O esqueleto é formado por espícolas, e por rede de espongina orgânica, ou por ambos


    3- Os espermatozóides são liberados na água. Entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o óvulo. Após a fecundação do óvulo. A esponja libera a antiblástula pelo ósculo (cavidade central), e então a larva está livre. Até que ele se fixe no substrato para formar uma nova esponja.

    ResponderExcluir
  28. 1)Os três tipos de poríferos são áscon, sícon e lêucon. 2)o esqueleto deles é formado por espículas, e por rede de espongina orgânica, ou por ambos. 3)os espermatozóides são liberados na água,entra pelos poros de uma outra esponja, até alcançar o óvulo. Após a fecundação do óvulo, a esponja libera a anfiblástula pelo ósculo(cavidade central).

    ResponderExcluir
  29. 1) elas são ASCONÓIDES: São as mais simples, tem a forma de um vaso de parede fina, os canais dos porócitos que perfuram a parede atingem diretamente a espongiocela.
    2) O esqueleto dos poríferos é interno, e está localizado entre as duas camadas de células. Pode ser mineral e/ou orgânico.
    Esqueleto mineral : formado por espículas calcáreas e silicosas.
    Esqueleto orgânico : formado por fibras de espongina.
    3)A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada.
    Assexuada : ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas
    Sexuada : neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Poríferos

    01)Existem três tipos de poríferos diferentes: Áscon, Sícon e Lêucon

    02)É formado por espículas, e por rede de espongina orgânica,ou por ambos.

    03)O espermatozóide é liberado na água , entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o óvulo . Após a fecundação deste, a esponja libera a anfiblástula pelo ósculo (cavidade central) , e então a larva terá vida livre , até que se fixe no substrato para formar uma nova esponja .
    Os poríferos possuem uma extraordinária capacidade de regeneração, podendo se reproduzir através do processo de brotamento externo ou interno, regeneração ou gemulação ou por meio de um broto que dará origem à uma esponja adulta. As esponjas que se reproduzem pelo processo assexuado, possuem o material geneticamente idêntico ao de seu genitor.

    ResponderExcluir
  32. 1- Existem 3 tipos de poríferos deferentes : Áscon , Lêucon e Sicon .
    2- O esqueleto é formado por espículas , e por uma rede de espongina orgânica , ou por ambos .
    3- O espermatozóide é liberado na água , ele entra pelos poros de uma esponja até alcançar o óvulo, e então a larva terá vida livre até que se fixe no substrato para formar uma nova esponja .

    ResponderExcluir
  33. Guilherme Costa 2B

    1)Os poríferos se dividem em três tipos: Áscon (do grego, ‘saco’, ‘odre’), Sícon (do grego sykon, ‘figo’) e Lêucon (do grego leukos, ‘branco’).

    2)O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo é que foram muito utilizadas no passado para banho e limpeza doméstica como no texto acima.

    3)Muitas espécies de poríferos, que ficam totalmente expostos aos predadores, apresentam mecanismos de defesa contra a predação excessiva. O principal mecanismo é de natureza química, e ocorre deste modo: algumas esponjas produzem uma substância tóxica e outras produzem substâncias com atividade anti-microbiana.Além de atuar como defesa contra predadores e infecções microbianas, essas substâncias tóxicas expelidas pelas esponjas, são vantajosas na competição por espaço que os poríferos travam com outros invertebrados, como os corais, e até mesmo com outras esponjas.

    ResponderExcluir
  34. 1-os poriferos constituem-se nos animais menos evoluidos do mundo.os poriferos podem ser divididos em tres tipos:áscon,sícon e leucon, os ascon:a forma primitiva dos espongiários é a de um tubo ou vaso ,fixado no substrato
    2-O esqueleto é formado por espículas , e por uma rede de espongina orgânica , ou por ambos .
    3-Os espermatozóides são liberados na água. Entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o óvulo. Após a fecundação do óvulo. A esponja libera a antiblástula pelo ósculo (cavidade central), e então a larva está livre. Até que ele se fixe no substrato para formar uma nova esponja.

    ResponderExcluir
  35. 1.Áscon, Sícon e Lêucon.

    2.O esqueletos dele é formado por espícolas,e por uma rede de espongina orgânica, ou por ambos.

    3.A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada.

    Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.
    Sexuada. Neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja.

    Lorena Souza 2A

    ResponderExcluir
  36. 1.Áscon, Sícon e Lêucon.

    2.O esqueletos dele é formado por espícolas,e por uma rede de espongina orgânica, ou por ambos.

    3.Pode ser sexuada ou assexuada.
    Sexuada:o espermatozóide é liberado na água entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o ovuló.Apos a fecundação do óvulo a esponja libera a anfiblastula pelos ósculo.E entao a larva terá vida livre até que ele se fixe no substrato para forma uma nova esponja.

    Assexuada:Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.

    ResponderExcluir
  37. 1) São: Áscon, Sícon e Lêucon.

    2) O "esqueleto" das esponjas pode ser formado por espículas calcáreas ou siliciosas, por fibras de espongina ou por placas calcáreas.

    3) Podem reproduzir-se de dois modos sexuada ou assexuadamente, conforme as condições ambientais. Quanto a reprodução sexuada a maior parte das esponjas é monóica, porém observa-se espécies dióicas(àquela em que os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes, como na maior parte dos vertebrados. Estes indivíduos dizem-se unissexuados).

    Em relação a reprodução assexuada, as esponjas apresentam um alto grau de regeneração, podem se reproduzir pelo processo de brotamento externo ou interno, regeneração ou gemulação/gemação (exclusivo das esponjas de água doce), por meio de um broto que formará uma nova esponja adulta. Uma esponja produzida de forma assexuada tem exatamente o mesmo material genético de seu genitor.

    ResponderExcluir
  38. Roberta Gonzales 2ºB
    1) Há três tipos de poríferos diferentes. São eles:
    >Áscon
    >Sícon
    >Lêucon

    2)O esqueletos dele é formado por espícolas,e por uma rede de espongina orgânica, ou por ambos.


    3)Eles podem se reproduzir sexuadamente ou assexuadamente.
    *No caso sexuado :
    o espermatozóide é liberado na água entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o óvulo.Apos a fecundação do óvulo a esponja libera a anfiblastula pelos ósculo.E então a larva terá vida livre até que ele se fixe no substrato para forma uma nova esponja.

    *No caso assexuado:
    Ocorre, por exemplo por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.

    ResponderExcluir
  39. Wallace.Wendel2b
    1)Há três tipos de poríferos diferentes,Ácon,Sicon,Lêucon.

    2)O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina,no caso é formado por espícolas,e por uma rede de espongina orgânica, ou por ambos.

    3)Podem reproduzir-se de dois modos sexuada ou assexuadamente, conforme as condições ambientais.

    sexuada:o espermatozóide é liberado na água entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o ovuló.Apos a fecundação do óvulo a esponja libera a anfiblastula pelos ósculo.

    Assexuada:Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.

    ResponderExcluir
  40. 1-Há 3 tipos diferentes:Áscon,Sícon e Lêucon 2-O esqueleto é formado por espícolas,e por uma rede de espongina orgânica,ou por ambos. 3-A reprodução pode ser sexuada ou assexuada.Na sexuada:os espermatozóídes são liberados na água,entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o óvulo.Após a fecundação do óvulo,a esponja libera uma anfiblástula pelo ósculo(cavidade central)e então a larva está livre.

    ResponderExcluir
  41. Willian Brant 2b disse:


    1-Há três tipos de poríferos:Áscon, Sícon e lêucon:

    2-O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina,no caso é formado por espícolas,e por uma rede de espongina orgânica, ou por ambos.

    3-Podem reproduzir-se de dois modos sexuada ou assexuadamente, conforme as condições ambientais.

    sexuada:o espermatozóide é liberado na água entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o ovuló.Apos a fecundação do óvulo a esponja libera a anfiblastula pelos ósculo.

    Assexuada:Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.

    ResponderExcluir
  42. Dayane Aires
    2b


    1)Existem três tipos de poríferos diferentes :
    Áscon,Sícon e Lêucon.

    2)O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo é que foram muito utilizadas no passado para banho e limpeza doméstica como no texto acima.

    3)Eles podem se reproduzir sexuadamente ou assexuadamente.
    *No caso sexuado :
    o espermatozóide é liberado na água entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o óvulo.Apos a fecundação do óvulo a esponja libera a anfiblastula pelos ósculo.E então a larva terá vida livre até que ele se fixe no substrato para forma uma nova esponja.

    *No caso assexuado:
    Ocorre, por exemplo por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.

    ResponderExcluir
  43. 1) Há três tipos de poríferos diferentes. São eles:
    >Áscon
    >Sícon
    >Lêucon

    2)O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo é que foram muito utilizadas no passado para banho e limpeza doméstica como no texto acima.

    3-Podem reproduzir-se de dois modos sexuada ou assexuadamente, conforme as condições ambientais.

    sexuada:o espermatozóide é liberado na água entra pelos poros de uma outra esponja até alcançar o ovuló.Apos a fecundação do óvulo a esponja libera a anfiblastula pelos ósculo.

    Assexuada:Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas

    ResponderExcluir
  44. 1)Os poríferos se dividem em três tipos: Áscon, Sícon e Lêucon.
    2)O esqueleto dos poríferos é interno, e está localizado entre as duas camadas de células. Pode ser mineral e/ou orgânico.
    Esqueleto mineral: Formado por espículas calcáreas e silicosas.
    Esqueleto orgânico:Formado por fibras de espongina.
    3)O principal mecanismo é de natureza química, e ocorre deste modo: algumas esponjas produzem uma substância tóxica e outras produzem substâncias com atividade anti-microbiana.A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada.
    Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.Sexuada: os poríferos são hermafroditas, porém não possuem gônadas. Os gametas, que se formam a partir de amebócitos que sofrem meiose, são lançados no átrio, onde ocorre a fecundação.

    ResponderExcluir